quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SOS: utilizar em caso de ruptura de stock. E sempre que te apetecer, vá!




Aquele momento em que percebes que para o teu frigorífico parecer uma cidade fantasma, só faltam rolos de feno empurrados pelo vento.  Para ajudar, o congelador está cheio... de gelo, e objectos não identificáveis que congelaste ainda o Carlos Cruz era o Senhor Televisão. 

Larga o telefone, aquelas pizzas são uma trampa! Gastas dinheiro desnecessário, e acabas a noite com a boca a saber a refinaria. Mas no dia seguinte, podes sempre beber uma garrafinha cheia de esteróides activos regulares ou lá o que é isso, e vais ver que fica tudo tão bem, que acabas o dia a correr na praia com um golden retriever ou um labrador (mesmo que não tenhas um. diz que vem incluído nas garrafinhas).

Esta receita é um excelente plano de emergência, pois é feita com ingredientes de pequeno almoço, na sua maioria, pelo que há boas probabilidades de existirem, mesmo que estejas à espera do dia de São receber para ir ao supermercado. 

Esta receita é uma variação do croque monsieur, receita francesa que deu origem ao torpedo de calorias nortenho: a francesinha. Este meu  "recheio" de mortadela, queijo fundido e mostarda em grão, após várias experiências, é o que mais me agrada, porque... é muita bom. Sim, acho que é isso. Mas sintam-se livres de dar asas à imaginação.

Este petisco foi baptizado  pelo meu filho, que teima a pronunciar "croque mussuá", apesar das minhas tentativas infrutíferas de o corrigir.Das duas uma: ou não consegue mesmo pronunciar "croque monsieur" e herdou do pai a inaptidão para o francês, ou tem a mania que é engraçadinho, e já perceberam a quem é que ele sai... Mas deixemo-nos de entretantos e passemos aos finalmentes:

Croque Mussuá

Tempo de preparação: Tipo Lusco-fusco

Despensa:

8 fatias de pão de forma
4 fatias de queijo fundido
4 fatias de mortadela de perú
Mostarda à antiga, a que tem as sementes (à consideração do freguês, pode ser mostarda “normal”) 
1 ovo grande batido, com 2 colheres de sopa de leite, e uma pitada de sal e pimenta
1 colher de sopa de margarina líquida

A parte divertida:

Isto é tão fácil que até chateia: barras 4 fatias de pão com a mostarda, e monta as 4 sandes com uma fatia de queijo e uma de mortadela de perú, e pressiona um pouco as sandes. Derrete a manteiga numa frigideira anti-aderente, e passa as sandes na mistura do ovo. Frita as sandes cerca de 3 a 4 minutos de cada lado, et voilá!


Post Scriptum: Apesar de não se tratar propriamente de um prato principal, esta quantidade serve perfeitamente 4 pessoas como tal, com uma salada risonha e fresca a acompanhar. Nota importante: esta receita é óptima para aqueles domingos em que acordas às 13:30, desprovida de qualquer noção de tempo e espaço, e com a boca a saber a papel de música. Sim, é de ressaca que eu estou a falar. Para o caso de não terem percebido.

Sem comentários:

Enviar um comentário