quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bacalhau, não sei se te amo mais do que te odeio...




O bacalhau é fiel amigo de Ervilha Maria. Mas Ervilha Maria não é de todo fiel ao bacalhau. Aliás, Ervilha Maria nesta relação é, e há que dizê-lo com toda a frontalidade, uma grande badalhoca. Porque recorre a ele inúmeras vezes, mas não assume o envolvimento. Disfarça-o sempre de alguma forma. Confusos?

Não gosto de bacalhau cozido (como-o na consoada, como penitência dos meus múltiplos pecados, na esperança de um Pai Natal generoso). Não gosto de bacalhau na brasa. Não gosto de bacalhau assado no forno.  Mas gosto de o mascarar de 1001 formas e feitios. E gosto que duas postas sejam quanto baste para alimentar todo o clã, e que com jeitinho ainda sobre.

Poderão concluir   que na verdade não gosto do dito cujo. Que só o estou a usar. Que não o trato com o carinho que merece. Que não lhe dou o respeito devido. Aceito. Ervilhe Marie nunca disse que era perfeita.

De maneiras que o bacalhau comigo só resulta em modo orgia. Neste caso, os companheiros de cama, peço desculpa, de travessa são: a amada cenoura, a indefectível batata, o singelo mas reconfortante ovo cozido, e os sempre cumpridores cebola e alho. Tudo regado a azeite do bom. 

Aquelas descrições de altas e suculentas postas, que a muitos fazem crescer água na boca, não me tintilam minimamente. É que nas minhas mãos, este norueguês salgado acaba invariavelmente desfiado ou lascado. E acreditem que pelo resultado, o que se me oferece dizer ao bacalhau, citando um grandioso filopornógrafo da nossa praça, é: Gostas pouco, gostas... 

Bacalhau Cebolado

Tempo de Preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite
2 cebolas às rodelas fininhas
4 dentes de alho laminados
1 folha de louro
2 postas de bacalhau desfiado, previamente cozido com 1 folha de louro e dois dentes de alho
Sal e pimenta q.b.
600 g de batatas às rodelas (espessura de um dedo) com casca, previamente cozidas (não deixar desmanchar)
2 cenouras grandes às rodelas (espessura de um dedo), previamente cozidas
3 ovos cozidos
Salsa picada (à vontade do freguês)

A parte divertida:

Leva ao lume uma frigideira grande com um generoso fio de azeite, e assim que aquecer um pouco, junta as cebolas, os alhos e a folha de louro. Deixa refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida.

Junta agora o bacalhau, tempera com sal (alerta: não abusar) e pimenta, e deixa cozinhar cinco minutos, mexendo de vez em quando.

Encosta agora o bacalhau com a cebola a um dos lados da frigideira, adiciona mais um pouco de azeite, e salteia rapidamente em lume forte, as batatas e as cenouras, e dois dos ovos aos pedaços. 

Mistura tudo, deixa cozinhar mais 2 minutos, prova e rectifica os temperos. Bota na travessa (descarta a folha de louro), e cobre com o restante ovo às rodelas, salsa picada, um fio de azeite, e pimenta moída no momento. Et voilá!


Post scriptum: Estas fotos são ou não são a coisa mai' linda desta vida? Feijão António é ou não é o Mario Testino das lambarices? Eu cá acho.

Sem comentários:

Enviar um comentário