quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos, parte I


Aviso à navegação: esta receita faz parte do especial "Como alimentar 45 pessoas sem me entupir de ansiolíticos", a.k.a. aniversário de Ervilha Maria. De facto, tudo foi confeccionado para alimentar esta multidão, mas as receitas (com excepção das sobremesas) estão quantificadas para os 4 do costume: Ervilha Maria, Zé do Polvo, Maria Achocolatada e Bróculo Júnior. No final da epopeia, farei um resumo da matéria dada, e falaremos das quantidades usadas para os magníficos 45. Boa viagem!


Ervilha Maria é uma mulher afortunada. Não ao jogo, aí nem nas rifas me safo. Tenho ideia que o melhor prémio que trouxe de uma quermese foi, provavelmente, um pacote de lenços. Mao ao nível do amor, "i hit the jackpot". Para ajudar, ganhei uma sogra que é A Sogra. Querida que só ela, e de bónus, cozinheira de mão cheia.

A minha sogra, Sô Dona Mousse, é conhecida internacionalmente pelos seus salgados, pelos seus doces, nomeadamente... Acertaram pela sua mousse de chocolate. Mousse essa que ficou famosa por ter apressado um parto, atentem no poder da coisa!

E como sabe que este cheesecake me fala ao coração, sempre que há festarola, Sô Dona Mousse não me deixa faltar esta beleza. Bolacha, mascarpone, frutos vermelhos... Só podia correr bem. Foi das suas laboriosas mãos que saiu esta maravilha, não das minhas. Mesmo assim, achei que os meus fregueses mereciam esta receita, que inclusive já foi passada a outros, e reproduzida com sucesso. Por isso, cá vai o receituário:


O Cheesecake D' A Sogra

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Base:
250 g de bolacha maria moída
100 g de manteiga amolecida

Creme de queijo:
1 embalagem de queijo mascarpone
1 colher de sopa de leite
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina
1 pacote de natas para bater (200 ml)
1 colheres de sopa açúcar branco

Cobertura:
500 g de frutos silvestres congelados
2 paus de canela
2 colheres de sopa de açúcar branco

A parte divertida:

Mistura a bolacha com a manteiga (à manita, claro), até ficares com uma mistura homogénea. Forra o fundo de uma forma com aro de mola, calcando de forma a conseguires uma base uniforme. Leva ao frigorífico.

Agora o creme: deita o queijo para uma tigela e bate-o um pouco com uma colher, juntando uma colher de sopa de leite. Isto vai facilitar o passo seguinte: mistura o leite condensado com o mascarpone, até que os ingredientes estejam bem envolvidos.

Demolha as folhas de gelatina, em água fria durante 3 minutos (têm de ficar submersas). A seguir escorre as folhas, e leva-as a derreter em banho-maria, mexendo sempre. Não deve demorar mais de 3-4 minutos. Quando estiver derretida (já fora do lume), junta-lhe uma colher do preparado de queijo e mistura bem. A seguir, devolve-o ao resto do preparado e envolve tudo muito bem.

Bate as natas com um colher de sopa de açúcar, até ficarem em chantilly. Envolve no preparado de queijo. Deita a mistura na forma, e leva ao frigorífico pelo menos 4 horas.

Last but not the least, a frutinha linda: leva os frutos ao lume numa frigideira anti aderente, com dois paus de canela e duas colheres de sopa de açúcar. Leva a calda a espessar, mais ou menos 10 minutos em lume brando, mexendo de quando em vez. Deixa a calda arrefecer e dispensa os paus de canela (o trabalho deles está feito). Quando o cheesecake já tiver quatro horas de frio, tira o aro de mola com jeitinho, cobre com a calda de frutos vermelhos, et voilá!


Post Scriptum: Sô Dona Mousse aconselha fazer o cheesecake de véspera, e a respectiva calda de frutos vermelhos. No dia do pecado, façam a junção. Tão, tão bom! Tenho-vos a dizer que só de olhar para a fotografia (do maravilhoso Feijão António, é sempre bom lembrar) estou a sentir um dilúvio na boca. Acho que vou ligar à minha sogra...

Sem comentários:

Enviar um comentário