terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bons Amigos+Bons Sonhos=Natal do Melhor!


ESPECIAL HOHOHO E AFINS: que é como quem diz hohoho da parte do Natal, e afins da parte do Revelhão, Dia de Reis, e tal e tal. Bem, agora que penso nisso, vocês provavelmente perceberam logo a ideia... Mas pronto, é isso. BOAS FESTAS, FREGUESES!!!

Ervilha Maria é aquilo a que se chama na gíria "uma pelintra", mas na categoria amigos, pá, está muitíssimo bem servida, e no Natal (não só, mas também) nada melhor que uma mesa cheia deles. Citando uma siliconada filósofa desta praça "Não tenho nada, mas tenho tenho tudo. Sou rica em sonhos, mas pobre, pobre em ouro." Já voltamos aos sonhos...

Desta feita, tivemos Ervilhe Marie em modo catering, e lá vamos nós para casa dos amigos (daqueles bons, mêmo bons) de panelas, tachos e tupperwares em punho. Preocupado andava o anfitrião, Luís Alfacinha, "Mas tu não sais da cozinha, Ervilha?" ao que eu respondia prontamente "Mas há lá sítio melhor para estar?" Panqueca Luísa, dona da casa, bem que me compreende, pois também ela se sente bem à volta dos tachos. Há que acrescentar que o anfitrião me foi mantendo o copo abastecido, que é coisa para fazer esta cozinheira alegre. Vá, só alegre, não sejam más línguas, que as crianças estavam por perto. Muito alegre, quanto muito...

E a cozinha foi-se enchendo com mais amigos, e as travessas e as garrafas lá se foram sucedendo (não perca os próximos episódios com todas as receitas) e estes sonhos já provados e aprovados por alguns dos comensais (há quem os apelide de orgasmo culinário, mas vou proteger a identidade das visadas) fizeram o grand finale. Inclusivamente, quando fomos captar a imagem, já a travessa tinha sido atacada sem dó nem piedade, como podem comprovar na fotografia aqui em baixo. Mas agora que já falei dos melhores amigos do mundo, cá vai a receita:


Sonhos de Cenoura

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa: 

400 g de cenouras, descasadas e às rodelas
1 pitada de sal
25 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
2 ovos
200 g de farinha
Raspa de uma clementina (pode ser laranja, mas eu prefiro assim)
Óleo
Açúcar e canela 

A parte divertida:

Coze as cenouras com uma pitada de sal, até estarem moles (cerca de 20 minutos a ferver). Passa com a varinha mágica e deixa arrefecer.

Dissolve o fermento no leite, como os dedos, e mistura bem no puré de cenoura. Agora junta os ovos e bate até ficar homogéneo (alerta:se o puré ainda estiver quente, e não fores rápido/a, os ovos cozem, e nós não queremos isso).

Agora, junta a farinha e a raspa da clementina, e envolve. Com colher de pau, até não veres rasto da farinha. Tapa com um pano e deixa levedar durante pelo menos duas horas.

Aquece bem o óleo numa frigideira funda ou numa fritadeira. Mistura o açúcar com a canela (a proporção é ao gosto do freguês) e prepara um prato com papel absorvente, para escorrer os sonhos antes de levarem o "banho" de açúcar e canela. Vai deitando colheradas do preparado no óleo (poucas de cada vez) e vai virando os sonhos com uma escumadeira, até estarem douradinhos. O meu conselho é fritar um sozinho, retirar, cortar para ver se está bom, e ajustar o tempo. Et voilá!

Post scriptum: Quer estejam embebidos do espírito natalício, ou apenas bem bebidos de um qualquer de jantar de Natal de empresa ou amigos, aproveito para apelar à vossa boa vontade. Ou ao facto de estarem alcoolizados. Espalhem a palavra, não do Senhor (isso é lá convosco), mas da Ervilha Maria.  Com likes, partilhas ou sugerindo ao amigos no Facebook (aqui),no Twitter (aqui), no Foodzai (acolá), and last but not the least, façam-se seguidores aqui mesmo. Escolham o que vos aprouver, e não digam que vão daqui! Bons sonhos!



2 comentários:

  1. Estes sonhos estão com um aspecto fantástico. Nunca provei sonhos de cenoura, costumo fazer de abóbora, ficam com uma cor muito parecida. Acho que este ano vou experimentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de abóbora também agradam aqui à Ervilha. Mas confesso que o meu coração pende para os de cenoura. Bem vinda, freguesa Comida de Conforto. Também estou aqui: https://www.facebook.com/ervilhemarie Obrigada!

      Eliminar