quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Gluglu faz este panado de perú




Fregueses: Mas afinal o que é que se passa aqui?
Ervilhe Marie: O que se passou foi isto, Ervilha Maria meets Artes Mágicas, que é como quem diz, os receituários desta que vos fala emparelhados com um mundo de coisas giras da minha crafty lady Madame Cogumela. Se não resistirem, o que é altamente provável, e quiserem uma réplica, ide aqui. Façam o bem merecido like, e cedam ao ímpeto consumista. Que se lixe, é Natal!

Quentinho, bonitinho, fofinho, este carapucinho. Ficamos assim um bocadinho com ar de que pertencemos a uma seita secreta, e eu gosto disso. Mas não daquelas seitas de avental. Eu cá sou adepta do avental para não me sujar, não para me meter em negócios sujos.

Os panados são solução recorrente lá por casa. Eu quando faço panados, faço 1,500 kg deles, assim à maluca, e congelo-os individualmente. São do melhor para a marmita, não precisam de descongelar, e aguentam-se bem durante um mês no congelador sem perder qualidade. Há relações que apodrecem bem mais depressa.

Acompanhem estas belezas douradas com ervilhas, batatas aos cubos, cenouras às rodelas e milho, umas colheres da maionese à séria (aqui) e vão ouvir coros divinos. Ou ainda, comprem umas tortilhas e recheiem com alface em juliana, cenoura ralada, tomate às rodelas, panados às tiras e molho de iogurte. Até os anjos batem palmas. Eis o receituário:


Enfarinhados, demolhados e panados de perú

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

600 g de bifes de perú bem fininhos
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão
2 canecas de pão ralado
1 caneca de queijo ralado (em pó)
1 colher de sopa de oregãos
1/2 colher de sopa de alho em pó
4 colheres de sopa de farinha
2 ovos batidos com duas colheres de água
Óleo
1 alho

A parte divertida:

Tempera os bifes com sal pimenta e o sumo de 1/2 limão. Deita para dentro de um tupperware o pão ralado, o queijo, o alho em pó e os oregãos. Tapa a caixa, e abana-a como se não houvesse amanhã.

Agora monta a bancada: um prato de sopa com a farinha, um com os ovos, um com a mistura de pão ralados, e um para colocar os panados. Preparados? Passa o bife pela farinha, depois no ovo e por último no pão, garantido que fica coberto dos dois lados (mas sem excessos) nas três etapas. 

Quatro dedos de óleo a aquecer numa frigideira, assim que estiver bem quente coloca o alho. Frita os bifes cerca de de 8-10 minutos, virando várias vezes para ficar douradinho por igual. Escorre em papel de cozinha, e depois muda para papel de cozinha limpo para ficarem bem secos. Rega com o sumo do resto do limão, et voilá!

Post scriptum: Sim, esta aqui em baixo é provavelmente a fotografia mais tola da história dos blogs culinários. Mas a Ervilhe Marie é, com absoluta certeza, a mais tola das foodbloggers.



Sem comentários:

Enviar um comentário