segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Por causa destas batatas choram os meus olhos... De alegria!


ESPECIAL HOHOHO E AFINS: que é como quem diz hohoho da parte do Natal, e afins da parte do Revelhão, Dia de Reis, e tal e tal. Bem, agora que penso nisso, vocês provavelmente perceberam logo a ideia... Mas pronto, é isso. BOAS FESTAS, FREGUESES!!!


Estou desconsolada, fregueses. Então não é que estive a analisar a fundo a programação de Natal da caixinha mágica e nem um único "Sozinho em Casa"!? Estou prestes a mandar uma reclamação para o Provedor do Telespectador. Isto não há direito! É por estas e por outras que este país está como está! Onde é que está o respeito pelas tradições? Somos homens ou somos bichos?

Não me entendam mal, gosto tanto do "Sozinho em Casa" como de comer sopa de tijolos. Mas da mesma forma, o bacalhau cozido é coisa para me deixar tão entusiasmada como passar a pano o Palácio de Queluz, e não é por isso que o fiel amigo perde o lugar cativo na bancada central da mesa de consoada de Ervilha Maria. 

Portanto as couves, o ovo cozido, o grão, e as batatas, tudo regado a azeite com alho, é o que me faz feliz na Noite de Natal, relegando o bacalhau para a roupa velha do dia seguinte. Caso não tenham reparado, Ervilha é muito batateira. E hoje mais uma receita de batata, linda linda para acompanhar a carne do almoço de Natal. Com alecrim aos molhos! Manual de instruções já a seguir:

Batatas bonitas com alecrim aos molhos

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

1 kg de batatas miúdas novas
Azeite
6 dentes de alho laminados
2 colheres de sopa de alecrim 
Sal e pimenta q.b.

A parte divertida:

Lava bem as batatinhas, já que as vais cozinhar com a pele, e dá-lhe uns golpezinhos, quase até ao fundo, ficam tipo acordeão. Coze as batatinhas, em água com sal, uns 12 minutos a ferver.

Leva uma frigideira larga ao lume, com um fundo generoso de azeite. Quando o azeite estiver quente, deita os alhos e o alecrim. Assim que começar a crepitar, deita as batatas e tempera com mais uma pitada de sal e pimenta.Deixa-as dourar cerca de 7-8 minutos, até estarem bem douradinhas, sacudindo a frigideira de quando em vez, et voilá!

Post scriptum: Para vos abrir o apetite, eis os presentes que estive a confeccionar durante o fim de semana, que vão fazer as alegrias (wishful thinking) do clã de Ervilhe Marie: Coisa Boa de Cenoura, Trufas Fajutas, Diz que é uma espécie de tablete e Avinagrados à la Ervilhe Marie. Soa bem? Não percam os próximos episódios!





Sem comentários:

Enviar um comentário