sexta-feira, 7 de março de 2014

Isto não é um plágio, é uma homenagem #4




Hoje é dia de pouca conversa, muita fotografia e três receitas. Um frango no forno para ninguém botar defeito e dois acompanhamentos do outro mundo: umas batatas de fazer chorar as pedrinhas da calçada, e umas cenourinhas no forno que fazem os olhos bonitos e o Mundo bonito. Tudo com o altíssimo patrocínio e o inefável selo de qualidade deste nosso amigo aqui de cima, Jamie Oliver (que diga-se de passagem não está propriamente favorecido na fotografia). 

E perguntam vocês: "Cumpres a receita à risca, Ervilha?" Pois está claro que não, esta que vos trago é a minha receita com base na receita do loirinho. Eu sou lá capaz disso, é-me humanamente impossível seguir uma receita à risca. Olhem, da mesma forma que me é humanamente impossível ouvir o Marinho Pinto, e não ser atingida por um tal refluxo gástrico, que me deixa cheia de grómitos. Mas mudando de assunto: hoje temos mais fotografias do que é habitual, do antes e depois inclusivamente. Se não for pedir muito, agradeço as vossas opiniões relativamente a esse aspecto, fregueses(e a qualquer outro que vos aprouver). E vamos ao que interessa:




Frango no forno para ninguém pôr defeito, Batatas de fazer chorar as pedrinhas da calçada e Cenouras que fazem os olhos e o Mundo bonito

Tempo de preparação; Isto é coisa para demorar

Despensa:

Frango:

1 frango com aprox. 1 kg
1 limão
Azeite 
1 cebola às meias luas
1/2 ramo de alecrim picado
Sal e pimenta preta moída q.b.
10 cl de vinho branco

Batatas:

1,200 kg de batatas, descascadas e cortadas em pedaços grandes
Sal e pimenta preta moída q.b.
1/2 ramo de alecrim picado
1/2 colher de chá de alho em pó

Cenouras:

Azeite
500 g de cenouras, descascadas e cortadas em quartos
1 colher de chá de oregãos
Sal e pimenta preta q.b.

A parte divertida:

Liga o forno a 200º. Coze as batatas em água, com uma pitada de sal e o limão, previamente picado com um palito. Deixa ferver 12 minutos, e escorre. Retira o limão e enfia-o dentro do frango.

Cobre o fundo de um pirex com azeite, e espalha a cebola por cima. Mistura o sal com a pimenta e o alecrim, e esfrega o frango com esta mistura. A seguir esfrega-o com azeite, e coloca-o em cima da cebola. Deita o vinho no pirex (não por cima do frango), e leva ao forno 1h20m.

Cobre o fundo de um pirex com azeite, e deita as batatas. Cobre-as com um fio de azeite, espalha o alecrim e o alho em pó por cima, tempera com sal e pimenta, e remexe as batatas para ficarem uniformemente temperadas. Quando o frango estiver há 20 minutos a assar, coloca o pirex das batatas no forno, por baixo do frango.

Cobre o fundo de um pirex pequeno com azeite, e deita as cenouras em quartos. Cobre com um fio de azeite, polvilha com os oregãos, tempera com sal e pimenta, e remexe as cenouras para ficarem uniformemente temperadas. Cobre com alumínio, e coloca no forno, ao mesmo tempo que as batatas. Ao fim de 1h20m, retira o frango e deixa-o repousar 10 min. Passa as batatas para o degrau de cima do forno, e retira o papel de alúminio das cenouras, e deixa-as tostar lado a lado, cerca de 5-7 min. Et voilá!

Post scriptum: Os tempos de forno, que vos podem fazer excessivos, fazem toda a diferença do mundo, por isso não os acelerem. Os vários passos, que vos podem parecer trabalhosos, são rápidos e simples. Não queimem etapas, e animem-se com a perspectiva de, depois de tudo no forno, têm uma hora inteirinha para se espojarem no sofá a ver o um dos muitos programas do Jamie no 24 Kitchen. Que tal?














Sem comentários:

Enviar um comentário