terça-feira, 13 de maio de 2014

Será isto coisa para vos fazer felizes?





Há coisas que não podem deixar de ser partilhadas, não podem mesmo. Até mesmo com as pessoas que não gramas. Com desperdícios de oxigénio desses, partilho: 

Todo o meu buffet de insultos: sim, quando premidos os botões errados Ervilha desce da tamanca, e é menina para envergonhar o Valentim Loureiro. Mais até que a carreira musical do filho do Major, só para terem uma noção. 

Discos dos Pólo Norte: não tenho, mas sou menina para perder a cabeça e gastar 5 euros na Fnac. Para o Miguel Sousa Tavares, por exemplo, era bem capaz de lhe comprar a discografia toda. Dvd's e tudo.

Já com as pessoas de quem gosto, tenho que partilhar as coisas que me fazem feliz, por isso cá vai:

Go Anna/ Vai Anna: Cliquem aqui antes de mais. E agora vejam se não concordam comigo: nada é mais sensual do que dançar num corredor de gavetões do Cemitério de Benfica. Nada representa mais o luxo do que um edredon, camilha, cortinado e sanefa floral, colecção 83-84 da Feira das Mercês. Go Anna, quero mais!

Raul Meireles: Ele é o tipo com mais estilo do mundo do esférico e arredores: confirmem aqui. Ele tem um timbre único e um sentido melódico de virtuoso: confirmem aqui. E agora também dança de forma graciosa e viril ao mesmo tempo? Confirmem aqui. Zé do Polvo, dono e senhor do meu coração, isto é só platónico. E parvo. Muito parvo.

E já se está mesmo a ver, que esta lasanha simples, mas muito saborosa, tinha de ser partilhada convosco, de igual forma. Agrada a miúdos, agrada a graúdos, e agrada muito, muito à Ervilha. E espero que agrade a V. Exas. também. E faz-se assim:

Lasanha à Ervilhe Marie é que sabe

Tempo de preparação: Isto é coisa para demorar

Despensa:

Azeite
600 g de carne picada (metade vaca, metade porco)
Sal e pimenta preta moída q.b.
1 pitada de alho em pó
1/2 colher de chá de oregãos
Molho de tomate (receita aqui)
200 g de cogumelos de Paris frescos, pequenos, cortados em quartos
12 folhas de lasanha seca
200 ml de molho bechamel
3 punhados de mozzarella ralado

A parte divertida:

Leva um tacho a lume médio com um fio de azeite. Assim que aquecer, junta a carne e tempera com o alho em pó, os oregãos, o sal e a pimenta (sem abusos que o molho de tomate já tem tempero). Frita-a até estar toda loirinha por igual, durante cerca de 10/15 minutos.

Junta o molho de tomate à carne, mexe bem, tapa, e deixa cozinhar em lume brando, durante cerca 15 minutos. Leva uma frigideira ao lume com um fio de azeite, e salteia durante 5 minutos com uma pitada de sal e pimenta. Junta à carne, mistura e deixa a apurar mais cinco minutos. Prova e corrige os temperos, se for o caso. 

Liga o forno a 200º. Põe uma panela de água ao lume, para escaldar as folhas de lasanha. Unta um pirex com um fio de azeite. Vamos à linha de montagem: escalda quatro folhas na água (uma de cada vez, 30 segundos) e tapa o fundo. Cobre com metade da carne, espalha 1/3 de bechamel, e polvilha com um punhado de queijo. Repete a operação: massa, carne, bechamel, queijo. Por fim, cobre com as últimas 4 folhas, espalha o resto do bechamel, polvilha com o resto do queijo. Forno com ela durante 20-25 minutos, et voilá!

Post scriptum: Sim, a lasanha com massa fresca é melhor, apesar de mais cara. Eu prefiro, mas não consegui adquiri-la neste dia, fregueses, e a Ervilha não vos ia aldrabar. E também, não ia ser isso que me ia impedir de servir uma lasanha catita aos convivas petizes no aniversário da minha cunhada lindona, Maria Molhanga. Livro de reclamações em branco!



Sem comentários:

Enviar um comentário