terça-feira, 5 de agosto de 2014

Se bem cheira, melhor sabe!





Hoje, Ervilhe Marie encontra-se particularmente bem-humorada, pelos 20.000 motivos estampados no post anterior (aqui). Dado o exposto, recuso-me a falar sobre o BES e o Sr. Salgado. Não vou escrever a crónica da morte anunciada da banca portuguesa, como a conhecíamos até à data. Não vou falar do evidente e pornográfico compadrio que permitiu que as coisas chegassem ao ponto a que chegaram. Recuso-me a dissecar a obscena impunidade de que se goza em determinadas prateleiras douradas, que tanto contrasta com os múltiplos, e cada vez mais banais, despedimentos porque sim. 

Não vou sequer referir a "solução" encontrada (e deixem-me enfatizar as aspas) que converte, como que num passe de mágica, não só os clientes e accionistas do dito cujo, como todos os restantes contribuintes, em mexilhões. Se bem que, já estamos a ficar tão habituados a essa condição, que para bivalve só nos falta a concha. Não, não vou falar sobre toda esta imundice patrocinada pela inércia dos nossos representantes eleitos democraticamente por uma ínfima fatia da população, porque os restantes não alcançam a importância do voto nas eleições, mas lixam o saldo todo para expulsar "aquela badalhoca da Casa dos Segredos que está a fazer jogo". A inércia é lixada (nada pessoal Rita Blanco, tu és gigante)!

É que este assunto cheira mal, fede que tresanda e eu tenho um olfacto muito sensível. Prefiro o cheiro destes bifes de peru aromáticos, carregadinhos de especiarias e mais umas quantas coisas perfumadas, e saborosos como só eles. A sério que prefiro, chamem-me esquisita. E faz-se assim:

Bifes de Peru "Ai, que cheirinho bom!"

Tempo de preparação: Comme si, comme ça

Despensa:

Azeite (3 colheres de sopa para a marinada mais 1 fio de azeite para cozinhar os bifes)
3 colheres de sopa de sumo de lima
3 colheres de sopa de coentros picados
2 alhos ralados
1 colher e meia de chá de caril em pó
1 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
Sal e pimenta moída q.b.
8 bifes de perú finos
Serve com 1/2 lima e coentros picados

A parte divertida:

Simples, simples, simples, xau-tau-pimba: junta numa taça 3 colheres de azeite, o sumo da lima, os coentros picados, os alhos e mistura. Agora, adiciona o caril, o açafrão, o gengibre, o sal e a pimenta, e mistura outra vez. Tempera os bifes com uma pitada sovina de sal grosso, esfrega-os com a marinada que preparaste, e leva ao frigorífico meia hora.

Leva um frigideira  anti-aderente ao lume com um fio de azeite. Quando a frigideira estiver quente, coloca os bifes, deixa cozinhar 4 minutos, vira e deixa mais 4 minutos. Vira outra vez e frita mais 2 minutos de cada lado. Salpica com os coentros, serve com meia lima para cada um regar a gosto, et voilá!

Post Scriptum: Cá em casa, isto serve-se com arroz basmati e um molho do caraças de iogurte e pepino. Querem a receita da molhanga? Queriam! Estou a brincar, é claro que vos dou. O que é que eu não faço pelos meus fregueses? Não percam no próximo post o dito molho do caraças. Um pouco de suspense nunca fez mal a ninguém.



Sem comentários:

Enviar um comentário